segunda-feira, 19 de julho de 2021

COVID-19: sobe para 74 o número de casos da variante Delta no Estado do Rio de Janeiro!

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou neste sábado, 17, que aumentou para 74 o total de casos da variante delta no Estado do Rio de Janeiro. Os casos estão distribuídos em 12 cidades. O governo fluminense afirma que 63 casos foram registrados apenas neste sábado.

O secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, confirmou também neste sábado (17/07/2021) que a cidade já registra 23 casos de pacientes diagnosticados com a variante delta da covid-19. Até a noite de sexta-feira o município havia identificado sete pacientes contaminados com a variante.

Os novos municípios com identificação de casos da variante delta são: Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Maricá, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados. Já haviam sido identificados casos no Rio, Seropédica e São João de Meriti.

 

Transmissão comunitária na capital

 

Em entrevista à CNN Brasil, Soranz declarou que o aumento de casos mostra que já ocorre a transmissão comunitária da variante na capital do estado. Apesar disso, ele descarta, por enquanto, ampliar as medidas restritivas.

"Nesse momento não faz sentido aumentar as medidas restritivas por conta dessa variante. Até onde a gente sabe ela não ultrapassa as barreiras sanitárias, o uso de máscaras, o distanciamento, mas liga um alerta. Se houver aumento do número de casos, qualquer aumento da curva de transmissão, aí a gente vai ter de aumentar as medidas restritivas", afirmou ele.

Soranz recomenda que a população mantenha o uso de máscaras e respeite medidas de distanciamento para evitar o contágio pela nova variante. Ele declarou à emissora que o município pretende aumentar a testagem da população para monitorar a circulação da variante delta, principalmente diante de registros de quedas de casos e mortes com o avanço da vacinação.

 

"O que a gente não sabe é se de fato essa variante tem potencial menos agressivo que as demais. São casos mais jovens, justamente as pessoas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina", relatou ele sobre o perfil dos pacientes contaminados.

 

O secretário fez um apelo para que a população não escolha a vacina na hora de se imunizar e que aceite as que estiverem disponíveis nos postos de saúde.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde também deu orientações no mesmo sentido.

 

"Independentemente da cepa do vírus ou linhagem, as medidas de prevenção e métodos de diagnóstico e tratamento da covid-19 seguem os mesmos. Sendo assim, não há alteração nas medidas sanitárias já adotadas, como uso de máscaras e álcool em gel, lavagem das mãos e distanciamento social. Além disso, é importante que os municípios continuem avançando no processo de vacinação contra a Covid-19 e que a população retorne para receber a segunda dose. Estudos mostram que todas as vacinas disponíveis no Brasil são eficazes contra as variantes identificadas até o momento", diz o comunicado.

 NESTE PRÓXIMO DOMINGO 25/07/2021 TEM UM IMPERDÍVEL SORTEIO, CONFIRA:



PEÇA, COMPRE E INCOMENDE O SEU RIOCAP PELO TELEFONE: (22) 997448199

APOIO TOTAL E ESPECIAL NO GRUPO K.J. DE COMUNICAÇÃO:



  EMPRESAS, PATROCINADORES, COLABORADORES, PARCEIROS, ANUNCIANTES, EMPRESÁRIOS, EMPRESAS, APOIADORES, LOJISTAS, COMERCIANTES, COMERCIÁRIOS QUE ACREDITAM NO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:















































































APOIO CULTURAL! ESTES SÃO OS GRANDES INFLUENCIADORES E COLABORADORES DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO: