segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Conta de luz subirá ao menos 8% em 2016. Os aumentos de 2015 já somam 47%, incluindo a bandeira vermelha cobrada pelo baixo nível de água nas hidrelétricas!"



              Os consumidores residenciais do Rio nem pagaram ainda o reajuste anual da Light — que será aplicado em novembro deste ano e poderá chegar a 15%, segundo consultores — e um novo aumento de pelo menos 8% já foi anunciado para 2016. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concordou em transferir a todo o sistema elétrico os valores que as indústrias deixarão de pagar em 2015 pela compra de energia mais cara, devido a uma liminar judicial.
               Light e Ampla, que têm muitas indústrias em suas regiões, estariam entre as cinco empresas do país com o maior impacto para consumidores residenciais. Por isso, o primeiro aumento de 2016 desses clientes ficaria mais próximo do limite de 8% previsto pela Aneel. Em outros estados, o índice poderá ser menor.
               Como as distribuidoras só poderão repassar os custos no ano que vem, o aumento aos consumidores ainda será somado aos reajustes da Ampla, que será aplicado em março, e da Light, em novembro de 2016.

               A liminar que permitirá o repasse de até 8% foi obtida pela Associação Brasileira dos Consumidores de Energia (Abrace) para que as distribuidoras filiadas não pagassem parte da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um componente das tarifas que consideram indevido. Para a Abrace, ninguém deveria bancar os custos dos atrasos nas obras de transmissão ou construção do gasoduto Coari-Manaus, incluídos na CDE.
               O consumidor está pagando até custos de obras investigadas pela Lava Jato — disse o advogado da Abrace, Julião Coelho, sobre o gasoduto com suspeita de superfaturamento.
Os aumentos de 2015 já somam 47%, incluindo a bandeira vermelha cobrada pelo baixo nível de água nas hidrelétricas.


APOIO:

"EMPRESAS QUE CONFIAM E APOIAM O GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO." AÇOUGUE E MERCADO PRINCIPAL EM BUENA (SFI); MANU DO CARTÓRIO.





.
.