quarta-feira, 18 de abril de 2018

"Ex-governadores do Rio de Janeiro Garotinho e Rosinha vão a interrogatório, mas audiência é suspensa!"

Garotinho e Rosinha são entrevistados na chegada ao fórum (Foto: Kamilla Póvoa/Inter TV)

Entre as razões estão a ausência de advogado e a necessidade em ouvir testemunhas antes dos réus

A Justiça em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, adiou para as 13h do dia 05 de junho a audiência de interrogatório dos ex-governadores do Rio, Anthony Garotinho (PRP) e Rosinha Garotinho (PEN), além de outros seis réus da ação, entre eles o ex-ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e ex-secretários da Prefeitura de Campos.

Garotinho e Rosinha chegaram ao fórum Maria Tereza Gusmão às 13h. A audiência começou por volta das 13h40, mas o juiz, Ralph Manhãs, após conversa com os advogados, decidiu, por volta das 15h, suspender o interrogatório por duas razões: a ausência do advogado do casal Garotinho por problema de saúde e a necessidade de ouvir algumas testenunhas antes do interrogatório dos réus.

A defesa do ex-ministro chegou a dizer que ele e um outro réu não iram participar da audiência desta quarta mas responderiam ao interrogatório por carta precatória.

Rosinha e Garotinho também se pronunciaram logo que chegaram ao fórum. Garotinho disse que colabora com as investigações e que provará ser inocente, não tendo nada a temer.

Os políticos são réus na ação eleitoral aberta a partir da Operação Caixa D' Água, que prendeu os ex-governadores e mais seis pessoas em novembro de 2017.

A audiência é a fase final do processo. Após os réus serem ouvidos, em 5 de junho, a defesa e a acusação apresentarão as alegações finais e, em seguida, a Justiça decidirá a sentença de primeira instância.

Durante as prisões, todos os réus negaram envolvimento em qualquer crime.

Operação Caixa D' Água:

A ação eleitoral foi aberta a partir das investigações da Operação Caixa D’Água. Segundo a Polícia Federal, foram identificados elementos que apontam que a empresa JBS firmou contrato fraudulento com uma empresa sediada em Macaé para a prestação de serviços na área de informática.

Ainda de acordo com a PF, há suspeita, porém, de que os serviços não tenham sido prestados e de que o contrato, de aproximadamente R$ 3 milhões, serviria apenas para o repasse irregular de valores para a utilização nas campanhas eleitorais.

Garotinho foi preso no Rio de Janeiro e Rosinha em Campos. Ambos ficaram presos no Rio.
O casal Garotinho e o ex-ministro Antônio Carlos Rodrigues foram soltos em dezembro por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Todos os outros réus também estão soltos.

VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA:

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, texto

PATROCINADORES, EMPRESAS E PARCEIROS DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO: