terça-feira, 10 de maio de 2016

"Inflação: preços de alimentos subiram 129% desde 2007. Os preços do grupo de alimentos e bebidas subiram 1,09% e responderam por 0,28 ponto percentual do IPCA de abril!"

cesta

                        Os preços de alimentos subiram 129% em quase dez anos, de janeiro de 2007 a abril de 2016. Neste mesmo período, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 77,40%. Os problemas climáticos e o aumento da demanda dos países emergentes estão por trás dessa alta, segundo Eulina Nunes dos Santos, responsável pelos índices de preços do IBGE. Nos doze meses encerrados em abril, os preços de alimentos subiram 13,40%, frente a um IPCA de 9,28%.

— Os alimentos têm sido uma das principais pressões na inflação. O clima mudou muito, com chuvas, secas, estiagem… É problema de safra na Rússia, na Argentina… Isso afeta o mundo todo. E a demanda cresceu muito, especialmente nos países emergentes — afirma Eulina.

                        No caso do Brasil, diz Eulina, pressões de custos também influenciaram no período mais recente, como o aumento de energia elétrica e a alta do dólar, que eleva preços de insumos como fertilizantes.
                        Mesmo com a alta forte dos preços de alimentos, Eulina não descarta influência da queda da demanda na formação de preços desses itens.

— A gente pode fazer uma avaliação de que, se não fosse a redução da demanda, esses números poderiam ser maiores. Isso não significa que a demanda não tenha agido.
O IPCA fechou o mês de abril em 0,61% — a menor taxa para o mês desde 2013. Em março, a alta dos preços tinha sido de 0,43%. Em abril de 2015, a taxa foi de 0,71%. As principais altas do mês passado vieram de alimentos e bebidas e de saúde e cuidados pessoais. Nos doze meses encerrados em abril, a inflação ficou em 9,28%. Nos quatro primeiros meses de 2016, foi de 3,25%.

                         Os preços do grupo de alimentos e bebidas subiram 1,09% e responderam por 0,28 ponto percentual do IPCA de abril. Entre os alimentos, a maior alta foi da batata-inglesa, de 13,13%. Em doze meses, o aumento chegou a 47,30%. A segunda maior taxa foi do açaí, com 9,22%. Em doze meses, no entanto, a alta é menor, de 5,93%.

EMPRESAS QUE COLABORAM COM O GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO: