terça-feira, 17 de outubro de 2017

Pioneirismo: "SFI implanta polo para tratamento de acidentes com escorpiões!"



                      São Francisco de Itabapoana (SFI) conta a partir da quinta-feira (28/09/2017) com o soro antiescorpiônico disponível no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), na localidade de Ponto de Cacimbas. Uma solenidade pela manhã marcou o início do funcionamento do polo para tratamento de acidentes com escorpiões. O cerimonial teve a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos, o secretário de Saúde, Sebastião Campista; outros secretários e integrantes do Governo, vereadores e funcionários do HMMC.
                     Mesmo registrando números elevados de picadas de escorpião, SFI ainda não possuía a substância à disposição dos moradores, sendo Campos, o polo mais próximo, a mais de 50 quilômetros de distância, dependendo do local da ocorrência. A partir de agora, o soro é disponibilizado através do Governo do Estado, sendo reposto de acordo com a demanda. Isso ocorre pouco mais de um mês após a reunião entre representantes das secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente e Defesa Civil e o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira.
                      Durante a cerimônia, Francimara destacou que a disponibilização do soro à população de SFI foi mais uma promessa cumprida. “Foi uma pessoa que não é médica, filha de um vendedor de galinha, que conseguiu esse avanço para os são franciscanos. Essa conquista me deixa mais forte para lutar cada vez mais por nossa cidade. Ainda temos mais de três anos para continuarmos lutando pelo nosso povo”, afirmou.
                      Além de observar a importância do soro para o município, o secretário de Saúde, salientou o empenho da prefeita em buscar a melhorias. “A administração que a Francimara vem fazendo tem aberto muitas portas para nós, graças ao seu empenho e sensibilidade. Atualmente o HMMC dispõe de cinco plantonistas, todas as unidades de saúde contam com médico e a Farmácia Municipal está abastecida”, revelou.
                     Campista agradeceu o auxílio do secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, para a obtenção do soro antiescorpiônico. Segundo o responsável pela pasta da Saúde, Soares “também faz parte desta conquista”.
                     Para o presidente da Câmara Municipal de SFI, vereador José Pinto Filho, “o município de pouco a pouco está galgando as melhorias que precisa”.

FOTOS REGISTRADAS PELO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:
















































GRANDES EMPRESAS E PARCEIROS DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO: