quinta-feira, 31 de agosto de 2017

SUCESSO TOTAL: "Prefeita de SFI Francimara inaugura Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares!"


              Centenas de pessoas acompanharam na noite desta terça-feira (29/08/2017) a inauguração do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac) de São Francisco de Itabapoana (SFI). A cerimônia contou com a presença da prefeita Francimara, do vice-prefeito e secretário de Agricultura e Pesca, Claudio Henriques, do secretário de Saúde, Sebastião Campista, outros secretários municipais, assessores da prefeitura e vereadores.
              Francimara, em seu discurso, se emocionou ao falar do núcleo. “Às vezes passamos por coisas na vida da gente e deixamos a nossa marca e eu vejo que esse núcleo vai ser a marca da Francimara em São Francisco de Itabapoana”, revelou a prefeita, sendo aplaudida pelo público.
              Ela contou que a médica oncológica Elizabeth Uhl foi a responsável pela idealização do projeto, sendo logo apoiado pelo Executivo municipal. “Prevenir já é um tratamento. A referência no tratamento do câncer na região é Campos dos Goytacazes, mas quando uma pessoa estiver com uma suspeita, o cidadão poderá procurar o núcleo, que vai encaminhá-lo para o diagnóstico”, explicou.
              Outro objetivo do núcleo é dar suporte aos familiares do paciente. Para a Francimara, esse é um passo muito importante para o município. “Eu tenho muito orgulho de dizer: eu já fiz muito para SFI em oito meses. Mais do que muitos que passaram por aqui à frente da prefeitura. Como gestora, quero poder fazer o melhor para vocês”, destacou.
              O Nuprapac fica situado na área central do município, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 180, próximo à Enel (antiga Ampla). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e conta com a oncologista clínica Elizabeth Uhl, a enfermeira oncológica Virgínia Correa, além da assistente social Mariana Menezes e a auxiliar administrativa Sabrina Freitas.
              O Grupo Art Lata, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, foi responsável pela execução no Hino Nacional no início da solenidade. Durante o evento, a Empresa Municipal de Trânsito de SFI (Entransfi) foi responsável por ordenar o tráfego de veículos nas proximidades do Nuprapac para garantir a segurança dos participantes.

“Governo é humano, sensível e responsável”

              Segundo Claudio Henriques, o Nuprapac é uma das marcas do Governo Francimara. “O atual governo é humano, sensível e responsável, já que pensa o melhor para a nossa população. Isso nos faz diferentes”, ressaltou o vice-prefeito.
              O presidente da Câmara Municipal, vereador José Pinto Filho, salientou que o apoio dado à família dos pacientes será de suma importância. “O núcleo vai ser muito útil para os são franciscanos”, atestou.
              Para Sebastião Campista, a prefeitura está entregando o melhor possível em termos técnicos para dar o suporte necessário à população, além de ser importante para a identificação do perfil epidemiológico dos casos de câncer em SFI.
              Elizabeth Uhl lembrou que câncer é um problema de saúde pública, sendo fundamental o envolvimento da sociedade. O primeiro evento está marcado para o próximo dia 9 de setembro. Será uma caminhada, com início às 9h, saindo do núcleo até a Praça São Francisco de Paula, no Centro. Haverá a distribuição de camisas e diversas atividades, como aferição de pressão arterial e glicemia.
              Antes de abençoar as instalações e do descerramento da placa do local, padre Lucas Mendes, da Paróquia São Francisco de Paula, ressaltou que três palavras — alegria, sensibilidade e humanidade — foram citadas por todas as autoridades durante a cerimônia. Segundo ele, são três características importantes para o atendimento a população.

FOTOS REGISTRADAS PELO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:









































































































































































































































NÃO PERCA!


GRANDES EMPRESAS E PARCEIROS DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO: