quinta-feira, 2 de novembro de 2017

"Almoço Dançante reúne mais de 450 idosos e encerra em SFI programação do mês dedicado à Terceira Idade!"


                O último evento da programação do Mês dos Idosos, elaborada pelo Governo, em São Francisco de Itabapoana (SFI), reuniu nesta quarta-feira (27/09/2017) mais de 450 assistidos pelo Centro de Convivência da Terceira Idade Nágeme Jorge Abílio. O Almoço Dançante aconteceu no Praia Clube Guaxindiba e contou ainda com apresentações de danças e a escolha do Rei e da Rainha da Primavera.
                Os idosos foram recepcionados com um café da manhã. Posteriormente, ocorreu a solenidade de abertura e um ato ecumênico. Em seguida, sete homens e 25 mulheres desfilaram para definirem o Rei e a Rainha da Primavera. Autoridades da municipalidade foram os jurados. A distribuição do almoço e dança ao som de música ao vivo encerraram o evento.
                Em sua fala, a prefeita Francimara Barbosa Lemos afirmou que busca proporcionar realizações de qualidade para a melhor idade de SFI. “Ser idoso não é estar velho. É ter experiência e ser exemplo de vida para todos nós”, salientou a chefe do Executivo, que percorreu todas as mesas, cumprimentando os presentes.
                Durante a abertura da cerimônia, quem representou a Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social (SMTAPS) foi a assistente social Andreia Marques. Ela disse que o órgão “pensa sempre no melhor para os idosos” e que “estamos muito felizes em promover este momento para vocês”.
                 O ato ecumênico foi conduzido pelo pároco da Paróquia São Francisco de Paula, o padre Lucas Mendes, e o pastor da Segunda Igreja Batista, em Guaxindiba, Rizonilton Júnior.
                 O pastor Rizonilton citou um trecho do livro bíblico Eclesiastes e incentivou os idosos a se divertirem, pois “hoje é um tempo de se divertir e se alegrar”. Já o padre Lucas leu um texto do Papa Francisco a respeito da valorização dos idosos. Ao final, o sacerdote parabenizou as ações da SMTAPS.

“Onde não há honra para os idosos, não há futuro para os jovens”, dizia um trecho do discurso do Papa.

                   Ao final do evento, o secretário da SMTAPS, Fagner Azeredo, fez um balanço de todas as atividades promovidas ao longo deste mês. “Conseguimos atingir nosso objetivo de valorizar os idosos e eles estão bem satisfeitos. Dedicamos uma semana a palestras nos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, outra com palestras da Empresa Municipal de Trânsito de SFI (Emtransfi) e pela primeira vez realizamos este Almoço Dançante”, concluiu.
                   Uma unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde acompanhou todo o evento para o caso de algum atendimento médico emergencial.

Assistidos elogiam promoção do evento:

                    Segundo a moradora de Santa Clara Carmen Lia, 60 anos, o Almoço Dançante foi uma oportunidade de “sair de casa e se divertir”. Ela, que frequenta o Centro de Convivência todas as quintas-feiras, presenteou a prefeita Francimara com um  crochê.
                     Para a servidora pública Rita de Cássia Viana, 60, foi “tudo ótimo, pois reuniu a Terceira Idade e, juntos, estamos nos divertindo”. Todas as quartas-feiras a moradora da área central do município participa de atividades promovidas através da SMTAPS.

Danças:

                     O casal Ambrózio Ferraz Filho e Liz Duarte apresentou uma performance de dança de salão a partir de “Escancarando de vez”, de Elymar Santos. Além disso, seis mulheres dançaram carimbó, que é uma dança regional originária da Amazônia.

                      As duas coreografias foram ensaiadas pela professora de dança Andreia Rodrigues.

Rei e Rainha da Primavera:

                      Os vencedores foram Ari Coutinho e Adriana Viana. Cada um ganhou uma cesta de café da manhã e uma faixa.

FOTOS REGISTRADAS PELO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:








































































































































































































































































































GRANDES EMPRESAS E PARCEIROS DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO: