domingo, 20 de setembro de 2020

SAÚDE PÚBLICA EM SFI: Não sinta dor de dente em São Francisco de Itabapoana não, população!



 Dentista da rede municipal de saúde diz que falta anestésico para tratar pacientes e denuncia descaso em ano eleitoral


A dentista Carla Rangel Palmeira Pimentel é funcionária da rede municipal de saúde em São Francisco do Itabapoana, no Norte Fluminense, e usou página no Facebook para denunciar a falta de material odontológico para tratar até mesmo os casos de urgência. 


No relato, a dentista diz que chegou ao plantão e só encontrou 2 anestésicos para trabalhar até as 20h. “Parece brincadeira né, mas não é”, disse. 


O material é importante para a realização de procedimentos odontológicos. A servidora relata que precisou pegar o material do seu consultório particular para realizar o procedimento em um paciente que estava sentido dor de dente. 



“Faltam 2 meses para a eleição municipal e não  quero aqui olhar a questão política, mesmo sabendo que no nosso município as pessoas respiram uma política sem princípio, sem moral, sem pensar no próximo”, desabafou. 


“Para fazer a exodontia desse Senhor que está  aqui aguardando o CD chegar desde as 7h peguei anestésico  no meu consultório, porque além  de dor de dente,ele está com dor no dedo”, destacou. 


A dentista chegou a coordenar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no município, mas foi demitida, segundo ela, por denunciar situações como a relatada na rede social.


“Na minha demissão está  relatado por escrito (porque sabia que não iam me receber,  não têm coragem suficiente para isso) essas situações e outras tantas que vivenciei exercendo a coordenação da odontologia. Aliás,cadê  a nossa coordenação? Não  tem né, porque estão envolvidas com política”, finalizou.


Localizada no Norte Fluminense, na divisão com o Estado do Espírito Santo, São Francisco de Itabapoana recebeu mais de R$ 5 milhõe do governo Federal para combater a Covid-19, mas a rede municipal de saúde continua convivendo com falta de insumos básicos para atender os pacientes. 

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana não se manifestou sobre a postagem da servidora.


São Francisco de Itabapoana, Buena - RJ - matéria escrita e postada por ELISÂNGELA GOMES RIBEIRO


EMPRESAS, PATROCINADORES, COLABORADORES E EMPRESÁRIOS QUE APOIAM O GRUPO K.J. DE COMUNICAÇÃO: