quinta-feira, 16 de novembro de 2017

GOVERNANDO PARA TODOS: "Algumas ações do Governo FRANCIMARA no mês de Outubro de 2017 em SFI!"


Semana da criança, fotos registradas pelo Grupo Késsio Jhonis de Comunicação:

















Ação de prevenção contra o câncer de mama na Praça da Igreja Matriz:

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) promoveu mais um evento na programação do Outubro Rosa, na tarde da sexta-feira (20/10/2017), na Praça São Francisco de Paula, no Centro, através de roda de conversas com médicos especialistas e apresentação de danças. O evento contou com a presença da prefeita Francimara do secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista; da coordenadora do NUPRAPAC, a oncologista Elizabeth Uhl, entre outros integrantes do Governo, além de cerca de 200 pessoas que prestigiaram o encontro.

“Posso servir de exemplo para muitas outras mulheres, já que a partir da descoberta do câncer de mama, a gente passa a se amar muito mais. Temos de ter consciência que esta doença possui cura, por isso a importância da prevenção. Eu hoje posso dizer que estou curada, graças a Deus, e tenho orgulho de ser conhecida como uma mulher guerreira por tudo que passei”, revelou a prefeita.

Campista fez questão de agradecer à equipe da Secretaria de Saúde pelo empenho e comprometimento, destacando a importância da integralidade. “Precisamos trabalhar cada vez mais com a conscientização. Não podemos esperar as pessoas ficarem doentes para serem tratadas. Só vamos conseguir avançar na Saúde por conta desta mudança de cultura. Gostaria de dar uma notícia a todos vocês: a partir desta noite e até o último dia de outubro o prédio do Hospital Manoel Carola ficará iluminado de rosa para lembrar sobre a conscientização da prevenção em relação ao câncer de mama”, disse o secretário de Saúde.

Já a coordenadora do NUPRAPAC ressaltou o alcance do evento. “É bom estarmos aqui reunidos para informarmos sempre que for possível a respeito da importância da prevenção, através do exame de mamografia, após os 40 anos, de acordo com recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia, além realização do autoexame”, pontuou Elizabeth Uhl.

O vice-prefeito de SFI, Claudio Henriques, reforçou que “nada é mais importantes do que a informação”. Ele também parabenizou a Secretaria de Saúde pelo trabalho que vem realizando no município.

A professora de dança do Centro de Convivência do Idoso Andréia Rodrigues  apresentou três tipos de dança durante a abertura do encontro: Jazz, Carimbó e Zumba.

Após os discursos das autoridades, ocorreu a roda de conversas com a ginecologista e residente em Mastologia Esther Morota e o psico oncologista Jayme Willemam.

FOTOS REGISTRADAS PELO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:










































“Outubro Rosa”: mutirão atende 50 pacientes na Clínica da Família:

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou nesta sexta-feira (20/10/2017) um mutirão para atender 50 pacientes na Clínica da Família, no Centro da cidade, como parte da programação do “Outubro Rosa”. Durante a manhã, três ginecologistas atenderam pacientes encaminhadas pelo Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), ocorrendo consultas e avaliações, a partir dos critérios do Ministério da Saúde. Entre elas, estava a moradora de Pingo D’Água Janilda Santos, 59 anos, que revelou ter conseguido mostrar seus exames e foi “muito bem atendida”.

O médico que atendeu a paciente Janilda, o ginecologista Rossimar Barros, pontuou que ações com essa são importantes para incentivar o diagnóstico precoce do câncer, quando há mais chances de cura. “A cada dois anos, a mulher acima de 40 anos deve realizar a rotina ginecológica, que inclui preventivo e mamografia. A SMS tem se empenhado para promover com exatidão o diagnóstico da doença logo no início”, destacou.

“Além do trabalho preventivo é fundamental que as ações de saúde ofertadas à população atendam ao princípio da integralidade da assistência. Neste sentido, as pacientes avaliadas hoje, se necessário, terão seus exames agendados e após o resultado, serão encaminhadas à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação do ginecologista”, afirmou o secretário municipal de Saúde. Ele declarou que “junto com a prefeita Francimara toda a SMS tem trabalho com responsabilidade”.

Às pacientes, a administradora da Clínica da Família Germano Barros Delgado, Fabiane Novaes falou: “Vamos ligar avisando para as mulheres que foram encaminhadas para exames para informar a data dos mesmos. Estamos aqui para servir. Espero que todas tenham sido bem atendidas”.

FOTOS REGISTRADAS PELO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:
















GRANDES EMPRESAS E PARCEIROS DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO: