terça-feira, 26 de abril de 2016

"Rio Paraíba recua outra vez a nível preocupante!"


                      Quem passa pelas margens do rio Paraíba do Sul, em Campos, observa que os bancos de areia estão a mostra mais uma vez, deixando evidente o baixo nível do rio. Nessa sexta-feira (22/04/2016), segundo o secretário da Defesa Civil, Henrique Oliveira, a cota do Paraíba estava em 4,85 metros, marca abaixo do ideal para essa época. Segundo especialistas, o período agora é de estiagem e a seca volta a preocupar.
                       Ainda de acordo com Henrique Oliveira, nessa época, o ideal seria em torno de 5,20. “Isso geralmente ocorre no final do inverno e está acontecendo pela falta de chuva”, disse ao prever que a chuva só deve acontecer no início do verão.
                       Para o ambientalista Aristides Soffiati, é época do nível começar a descer. “Ele enche no verão, de dezembro a março. Agora começa a estiagem. Isso quando o clima funciona normalmente. Se funcionar normalmente não traz problemas. O que aconteceu foi que em dois anos (2014 e 2015) foi só estiagem, não teve chuva. Aí sim acarreta problemas, resseca o solo, afeta a agricultura. Mas uma coisa tem que ser observada. A chuva desse verão não foi suficiente para restabelecer a bacia”, comentou.
                        O diretor do Comitê do Baixo Paraíba, João Siqueira, informou que a seca continua e que o ideal seria a marca de 6,5 metros. “Não é normal de jeito algum. Na nossa região do rio Paraíba, os reservatórios não se recuperaram ainda. Não teve chuva suficiente na cabeceira do rio nem em Minas. Hoje o reservatório está em 44%, mas deveria estar em 80% da capacidade”, disse.
João falou também sobre dois projetos que podem ajudar a reduzir os impactos. “Uma é recuperação de nascente, áreas e recargas. O outro a gente está em parceria com a Firjan tentando fazer um estudo, projeto, para fazer uma barragem próxima a foz, para que a água não vá para o mar, que se guarde essa água, elevando seu nível”, disse ao ressaltar que a orientação é para economizar água, alertando que São Fidélis e São João da Barra podem ter falta de água.
                          Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) há previsão de chuva para Campos para próxima quinta-feira. Dia com muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas. Mínima de 23ºC e máxima de 35ºC.

EMPRESAS QUE COLABORAM COM O GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:












"Falta de combustível interrompe transporte municipal em Rio das Ostras!"

Crise Combustível-PortalLocal

                                Prefeitura adiou licitação para compra de combustível para a frota para maio.Sem apresentar uma justificativa, a Prefeitura de Rio das Ostras adiou o processo de licitação de combustível marcado para acontecer na quarta-feira (20/04/2016) para 2 de maio, interrompendo o abastecimento do transporte municipal como ônibus escolares, viaturas oficiais e ambulâncias. Em entrevista a uma rádio local, o prefeito Alcebíades Sabino assumiu que os secretários estariam tirando do próprio bolso para abastecer alguns veículos. O adiamento do edital foi publicado no diário oficial.                                O prefeito explicou durante a entrevista que a administração vinha buscando há algum tempo solução para o problema de abastecimento dos veículos, mas as licitações anteriores – propostas nos moldes tradicionais e voltadas à contratação de serviços de um único posto de combustível – não atraíram empresas interessadas.
                              O único posto que prestava serviços para o município está proibido, por causa do processo instaurado de superfaturamento, de prestar serviços desde o ano de 2003A administração municipal está propondo um novo processo de contratação de empresa fornecedora de combustível no qual o pagamento ao posto de combustível será feito por meio de um cartão magnético com microchip, acompanhado do cartão de identificação do usuário. Assim, será possível abastecer o veículo quando for necessário e em qualquer um dos postos credenciados. O uso do cartão será monitorado por meio de um programa online.

EMPRESAS QUE COLABORAM COM O GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO: