quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

"Reabertura da Câmara (CAMPOS DOS GOYTACAZES), com carta de Rosinha Garotinho. Documento resumiu prestação de contas e realizações do governo!"

                   Líder do governo na Câmara, Mauro Silva prestou contas em nome de Rosinha.

                            O ano legislativo na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes foi aberto na tarde desta terça-feira apenas com a mensagem oficial da prefeita, Rosinha Garotinho, lida pelo líder do Governo na Casa de Leis, o vereador Mauro Silva. O documento resumiu, em forma de prestação de contas, as realizações da administração até agora, como a passagem social a R$ 1, os programas Morar Feliz e Bairro Legal, abordando ainda medidas tomadas para tentar minimizar no município os efeitos da crise econômica.
                            Na mensagem, a prefeita disse que “sei que em 2016 teremos um ano de desafios, mas creio que iremos superar limitações e ir além. Estamos vivendo uma das mais graves crises econômicas da história do Brasil. Não podemos nos entregar e é preciso a colaboração de todos. Em função da crise nacional e, em particular da queda do preço do barril do petróleo no mercado internacional, em 2016, retornaremos ao nível orçamentário de R$ 1,6 bilhão. Sei que iremos conseguir realizar e fazer melhor por Campos e pelas pessoas, porque temos o compromisso de transformar”.
                            Na mensagem, a prefeita destacou as medidas que foram adotadas no município para enfrentar a crise, destacando que Campos foi a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a identificar os sinais da crise nacional em outubro de 2014 e se preparou para ela, cortando em 25% contratos, reduzindo salários e cargos comissionados. 
                             Seguindo esta linha, Mauro Silva esclareceu que, mesmo sendo ano eleitoral, o debate político nas próximas sessões não pode colocar o município em mais dificuldades. “Temos que enfrentar essa crise com união, independente da posição política dos vereadores desta Casa”, ressaltou.

Mudança:

                             A carta do Executivo seria lida pelo secretário de Governo, Anthony Garotinho, que não pode estar presente. O presidente da Câmara, o vereador Edson Batista, disse que Garotinho será convidado em outra oportunidade para falar das expectativas e projeções para este ano, diante à crise. Batista adiantou que na sessão de hoje, às 17h, estará uma resolução propondo a mudança de horário das sessões para às 8h.

Gabinete de emergência:

                            Ainda na mensagem, Rosinha lembrou que em 2008, a dependência do município das receitas de royalties era na ordem de 71,46%. “Em 2014, a receita do petróleo caiu para o patamar de 53,45% no orçamento, graças ao aumento da nossa arrecadação própria e das medidas adotadas... Com o agravamento da perda da arrecadação, criamos em 2016 o 'Gabinete de Emergência', com a segunda rodada de medidas que serão adotadas a partir de março. Essas novas medidas irão garantir os serviços essenciais, os investimentos em educação, saúde, inclusão social e o pagamento em dia de servidores.
                             Por isso, é preciso continuar com o rigor, para que possamos manter os investimentos e os salários em dia, o que infelizmente não foi alcançado por muitos municípios vizinhos e pelo próprio Governo do Estado, que atrasou décimo terceiro e pagamentos”.

EMPRESAS QUE COLABORAM COM O GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO: