domingo, 8 de outubro de 2017

EDUCAÇÃO DE VERDADE: "Encontro Pedagógico reúne mais de 600 profissionais da rede municipal de ensino de SFI!"


                Organizado pela Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana (SFI), o Encontro Pedagógico reuniu mais de 600 docentes e diretores da rede municipal de ensino da Educação Infantil, Educação para Jovens e Adultos (EJA) e do primeiro e segundo segmentos. O evento aconteceu no Salão Ana Festas, no Centro, e contou também com a presença da prefeita Francimara, que recebeu calorosamente os profissionais.

“Eu me orgulho de todos. Sem vocês nós não teríamos feito nada. Quero lembrar que comecei a visitar toda a rede de ensino, porque acho importante esse contato, preciso de cada um para dar novo rumo à educação de São Francisco. Quando nós passamos, a história fica e contamos com cada um de vocês”, disse a prefeita, que ainda fez algumas observações.

“Muitas vezes a gente quer cobrar. Não pode cobrar tudo do professor. A educação também vem de casa”, ressaltou Francimara, que também fez lembrança a sua história. “Eu estou na reta final do tratamento e posso dizer que já venci a doença e antecipo que na próxima semana vou desfilar com vocês”, pontuou, numa referência ao Desfile Cívico da Semana da Pátria.

               Já na entrada do Encontro Pedagógico, os participantes tiveram uma recepção bem animada pela equipe organizadora. Como todo o evento em respeito à pátria, foi cantado o Hino Nacional Brasileiro. Logo em seguida foi realizada a apresentação instrumental com o professor de artes Rolando Isaac Jerez Dias (violino) e Brendon Cardoso Bento (piano).
               Todo o encontro foi animado com a distribuição de dezenas de brindes entre os professores durante os sorteios. Alda Márcia Caetano, da Escola Municipal (E.M.) Professora Dalria Maria (Gargaú), foi presenteada pela equipe de organizadores por ter sido a primeira pessoa a chegar ao evento. Meio tímida, ela relatou que ficou muito agradecida pelo presente.

Motivacional:

                 Para o Encontro Pedagógico foi exibido um vídeo motivacional com o tema “Desistir, jamais!”. Logo em seguida foi feita a leitura do texto “Pense nas suas escolhas”. Ainda houve um depoimento do professor Cícero Gomes, que falou sobre sua experiência em sala de aula.
                 Os participantes também prestigiaram a apresentação teatral dos alunos da E.M. Dirceu Dias da Silva, intitulada “Educação vem de casa”. Além disso, houve uma palestra com a psicóloga Carla Marvila com o tema “Meu aluno não quer nada. E agora?”. Em suas palavras, a profissional deu orientações sobre os métodos que o professor pode utilizar para motivar o estudante e detalhou como o aluno aprende.
                  Em outro momento houve, ainda, o depoimento da professora de Artes Shanasys, da E. M. Professora Dalria Maria G. Macedo Gonçalves, de Gargaú. Durante sua apresentação, Shanasys expôs em slides os trabalhos realizados com os alunos em sala de aula, entre eles o quadro que estava exibido no Encontro Pedagógico. A professora ainda se emocionou quando foi exibido vídeo feito pelos colegas de trabalho e alunos da escola para homenageá-la.
                   Ao encerrar, a diretora do Departamento de Ensino, Silvana de Fátima Freitas, apresentou a equipe de organização do evento e agradeceu a presença de todos os docentes na participação e integração do Encontro Pedagógico. Na ocasião, foram distribuídas camisas aos professores para serem usadas no dia do desfile cívico.

Secretária explica a escolha da programação:

                   Entusiasmada pelo grande número de participantes no evento, a secretária de Educação, Yara Cinthia, explicou as razões que levaram a escolha da programação do Encontro.

“Pensamos em algo diferente. Temos acompanhado e observado toda a rede municipal de ensino e precisamos ter a visão de como está a nossa rede. Temos coisas maravilhosas acontecendo e vocês são maravilhosos. Nós fazemos e não mostramos o que fazemos. Tem muito projeto e ação nas escolas acontecendo e ninguém sabe, mesmo com toda a dificuldade que estão tendo. Por isso nosso objetivo nesse evento foi mostrar o que nós somos capazes. Nós temos que demonstrar tudo o que fazemos, porque é muito bom dar valor ao que temos. Nós somos bons. Vamos valorizar o que nós temos e o que estamos fazendo”, destacou.

                     A diretora Kátia Laurindo falou da relevância do momento. “O Encontro Pedagógico foi muito importante para incentivar o profissional da educação a levar nossos alunos ao conhecimento de maneira mais prazerosa. É também uma forma de fazer com que nós professores possamos repensar nossa prática enquanto educadores”, observou.

FOTOS REGISTRADAS PELO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:











































































































































GRANDES EMPRESAS E PARCEIROS DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO: