terça-feira, 24 de maio de 2016

"Seca afeta agricultura e nível do Paraíba preocupa. Produtores rurais de Campos e região já estão com dificuldades para irrigar a terra!"

Seca afeta agricultura e nível do Paraíba preocupa
              Problemas: Bomba de adução está sendo usada para irrigação no Canal Campos-Macaé.

                            O inverno, período característico de estiagem, só começa no dia 20 de junho, mas produtores rurais de Campos e região já estão com dificuldades para irrigar a terra. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Campos, Ronaldo Bartholomeu dos Santos Junior, as produções de leite e cana-de-açúcar já tiveram queda de 30%, assim como de gado de corte.
                            Para auxiliar na irrigação e amenizar os problemas causados pela falta de chuva, a solução é bombear água do Rio Paraíba. No entanto, há preocupação com o nível do rio. Ontem (23), segundo dados da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a cota do Paraíba era de 4,75 metros, o que para o período é considerado normal.
                            Na região, apenas uma bomba para adução de água do rio Paraíba para irrigação está em funcionamento no Canal Campos-Macaé. Outra bomba que opera no local está passando por manutenção esta semana. No Canal de Coqueiros, a bomba, cuja responsabilidade de operação é do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), não está operando. O órgão foi contatado, mas teé o fechamento desta edição não respondeu aos questionamentos. No Canal de Cambaíba, não há bomba em operação. “Não está entrando água pelas comportas e a única possibilidade de adução de água é através do bombeamento. A solução é colocar bombas dentro do rio para puxar água. Só um ponto de bombeamento, como ocorre hoje, não dá. Infelizmente, o produtor tem contar com São Pedro e esperar a chuva”, observou Ronaldo.

Preocupação:


                              De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha, o nível do rio está normal se considerado o período de estiagem, principalmente nos dois últimos anos quando se acentuou a escassez de chuvas. “No ano passado, o rio chegou a 4,30 metros. Nos últimos dias, o nível do rio tem oscilado entre 4,80 e 5,00 metros, o que é considerado normal. Deve continuar assim, mas se a cota baixar mais será preocupante”, analisou.

EMPRESAS QUE COLABORAM COM O GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO: