sexta-feira, 8 de abril de 2016

"SFI em 1º lugar em Qualificação Profissional e Inclusão de Pessoas no Mercado de Trabalho!"



                           O município de São Francisco de Itabapoana, entre 29 municípios do Estado, recebeu o prêmio de 1º lugar em projeto da Qualificação ao Mercado de Trabalho. A premiação é realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Fundación Capital e o Banco Mundial.
                          O Prêmio Boas Práticas Municipais de Indução ao Acesso ao Mundo do Trabalho tem como objetivo promover a troca de experiências e institucionalizar na Administração Pública, quanto ao conhecimento das práticas bem sucedidas desenvolvidas pelos municípios fluminenses, que buscam induzir o acesso da população em situação de pobreza e extrema pobreza ao mundo do trabalho.

                       "O município de São Francisco de Itabapoana até então não tinha histórico de trabalho. Para nós é um orgulho fazermos parte deste avanço na história do município e detectarmos que a Prática produziu uma mudança na qualidade de vida das pessoas.A vitória é do povo de São Francisco," ressaltou a Secretária Dayse Teixeira.

                        O Prêmio, conforme Resolução nº 685/2015 que regulamenta, foi fundamentado em quatro pressupostos: (I) seleção e avaliação de práticas divididas em áreas relativas ao tema de indução ao acesso ao mundo do trabalho; (II) regionalização das práticas, dividindo os municípios em três macrorregiões; (III) avaliação participativa e colaborativa entre Estado, municípios e sociedade civil; (IV) divulgação e premiação das boas práticas.
                        A seleção ocorreu em três etapas. Na primeira fase, a comissão avaliou todas as 29 práticas inscritas no Prêmio e pré selecionou 14 práticas. Na segunda etapa, as 14 práticas pré selecionadas a partir do critério de regionalização estabelecido pelo regulamento, os municípios avaliaram as práticas uns dos outros.
                        Nesse sentido, os municípios puderam socializar e intercambiar seus conhecimentos e experiências ainda no processo de avaliação,resultando na classificação das nove práticas semifinalistas do Prêmio, representadas pelos seguintes Municípios: Rio de Janeiro (“Circuito Carioca de Economia Solidária”, “ACESSUAS Trabalho – Democratização do acesso às oportunidades do Mundo do Trabalho”), Petrópolis (“Programa Cartão Compra Saudável: segurança alimentar e nutricional sustentável”), Vassouras (“Qualificação Profissional: uma proposta essencial para inserção ao mercado de trabalho formal e informal”), Rio das Ostras (“Acessuas - Rio das Ostras superando desafios, criando oportunidades, transformando vidas e promovendo o bem estar social”), Volta Redonda (“Inclusão Produtiva e Geração de Renda”), Mesquita (“Padaria Escola fermentando o Pão nosso de cada dia e dando Bom dia ao Trabalhador”), São Francisco de Itabapoana (Da Qualificação ao Mercado de Trabalho) Nova Iguaçu e Macaé (“Mobilizar e avançar com ACESSUAS/PRONATEC-BSM”).
                          Na última fase de avaliação, a equipe da SSIPS e a Comissão de Avaliação realizaram visitas técnicas para conhecer de perto cada uma das nove práticas semifinalistas, cujas práticas serão divulgadas na “Revista Boas Práticas Municipais de Indução ao Acesso ao Mundo do Trabalho, Número 1, edição 2015 – Superando Desafios”.
                           Em seguida, reuniu-se para definir as três (03) práticas finalistas, as quais foram anunciadas durante a cerimônia de premiação que ocorreu no dia 31 de março de 2016, às 14h, no auditório do Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro, cujo resultado foi : 3° lugar- Rio de Janeiro, 2° lugar- Rio das Ostras e 1° lugar São Francisco, que através do Balcão Municipal de Empregos , criado em julho de 2013, inseriu no mercado formal de Trabalho, 353 pessoas, sendo 60% provenientes dos cursos de Qualificação gratuitos ofertados pelo município.
                           Os gestores responsáveis por essas práticas ganharão uma viagem para a Colômbia, financiada pelo Banco Mundial/WWP e Fundación Capital, onde poderão conhecer outras práticas de sucesso de indução ao acesso ao mundo do trabalho e apresentar as práticas que vem sendo desenvolvidas nos seus municípios.

                           O prefeito Pedrinho Cherene o vice-prefeito Amaro Barros não puderam estar presentes na cerimônia de premiação, mas receberam das mãos da secretária Dayse Teixeira o Prêmio " Boas Práticas Municipais de Indução ao Acesso ao Mundo do Trabalho / 2015" compartilhando seu contentamento e sua alegria por mais uma conquista de sua gestão com a equipe da Secretaria de Promoção Social falando da importância desse prêmio para o município e o avanço que o município teve na redução do quantitativo de pessoas em situação de desemprego.

Projeto “Da Qualificação ao Mercado de Trabalho” de SFI será apresentado na Colômbia


                         O Projeto “Da qualificação ao Mercado de Trabalho” do município de São Francisco de Itabapoana, que recebeu a premiação de 1º lugar, entre 29 municípios do estado, será apresentado na Colômbia. Representantes da Secretaria de Promoção Social comporão um grupo de trabalho que realizará uma viagem técnica para conhecer boas práticas similares implementadas em países da América Latina.
                          A Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social – SMATPS reuniu, no final da tarde desta quarta-feira (6/4/16), empresários e a imprensa local para agradecer a contribuição de cada parceiro.
                          Na ocasião a secretária de promoção social, Dayse Teixeira, destacou a sua satisfação pela parceria. “Esse prêmio é fruto de um conjunto de ações coletivas. Isto é, não é só um esforço exclusivo da Secretaria de promoção social. O nosso trabalho se faz com parceria de sucesso”, ressaltou.
                           Participaram da reunião, o prefeito Pedrinho Cherene, o vice-prefeito, Amaro Barros, jornalistas e blogueiros da imprensa local, vereadores e equipe da Secretaria de Promoção Social.

                         “O governo municipal e a população comemoram o resultado positivo de mais um projeto voltado para o desenvolvimento da região e, logo, melhor qualidade de vida”, enfatizou o prefeito Pedrinho Cherene.

                           O projeto sanfranciscano, por meio do Balcão Municipal de Empregos, criado em julho de 2013, inseriu no mercado formal de trabalho 353 pessoas, sendo 60% provenientes dos cursos de qualificação gratuitos ofertados pelo município.

FOTOS EXCLUSIVAS: