terça-feira, 24 de outubro de 2017

GOVERNANDO PARA TODOS: "Palestras de conscientização e prevenção ao câncer de mama em SFI!"



                 Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI) terá uma vasta programação direcionada para a conscientização e a prevenção do câncer de mama. As palestras, que tiveram início na quarta-feira (4/10/17), na Clínica da Família, serão ministradas através de integrantes do Programa Saúde da Família (PSF).
                 A coordenadora do PSF no município, Debora Henriques, destacou a importância de como a informação pode ajudar. “O objetivo é alertar as mulheres sobre as medidas de prevenção que precisam ser adotadas, entre elas a realização de exames periódicos, incluindo o autoexame das mamas”, ressaltou.
                A administradora da Clínica da Família, Fabiana Novas, ressaltou que, além do câncer de mama, existem medidas preventivas em relação a outros tipos de câncer. “Dados estatísticos no Estado reforçam a necessidade de conscientizar a população, não apenas sobre o câncer de mama, mas a respeito dos casos da doença na próstata, pulmão, intestino, estômago, entre outros. No mês que vem iremos realizar a Campanha Novembro Azul, onde o público alvo será o homem”, adiantou.
                Na quarta-feira (4/10/17), a enfermeira obstetra Suzane Alves Pessanha realizou uma palestra na Clínica da Família, onde abordou o autoexame nas mamas, inclusive ensinando todo o procedimento. Durante o evento, Sabrina Bernardo, que é mais conhecida como Sassá e trabalha no Núcleo de Prevenção e Apoio aos Pacientes com Câncer e Familiares (Nuprapac) deu um breve testemunho, já que realiza tratamento contra a doença.

Programação:

                 As palestras são ministradas por enfermeiras estrategistas. Na parte da tarde, ocorreu na localidade de Imburi, tendo como palestrante Sheila Cristina da Hora; na quinta-feira (5/10/17), será em Barra do Itabapoana, com Ana Carla do Rosário Freitas; na sexta-feira (6/10/17), em Travessão de Barra, Marcilene Machado; na quarta-feira (11/10/2017), em Estreito, Dayana Albernaz; e na quinta-feira (19/10/2017), em Amontado, Mirian Carvalho.
                Gil Viana, enfermeiro estrategista do PSF/Centro, ressaltou a importância das palestras para uma ampla conscientização da comunidade. “Resolvemos fazer essa programação para conscientizar a população e assim mostrar que o autoexame é de extrema importância. Vale lembra que a campanha é direcionada para todos: mulheres, homens e crianças”, finalizou.

FOTOS REGISTRADAS PELO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:
















GRANDES EMPRESAS E PARCEIROS DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO: