sexta-feira, 9 de março de 2018

EU NÃO TENHO MEDO DE NADA E MUITO MENOS DE NINGUÉM: Ligação DESCONHECIDA (restrito), leva o Comunicador e Blogueiro KÉSSIO JHONIS à falar. SÓ PERCO PRA INIMIGO SE ME MATAR!


GRANDES EMPRESAS E PARCEIROS DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:







"Golpe no WhatsApp promete kit de maquiagem gratuito no Dia da Mulher!"

Link redireciona para página falsa de fabricante de produtos de beleza



Usuários do WhatsApp são novamente alvos de golpes no mensageiro. O novo ataque promete um kit de maquiagem gratuito no Dia Internacional da Mulher para aqueles que tocarem sobre um link e acessarem o site de uma suposta marca de produtos de beleza. Ao fazer isso, a pessoa é direcionada para uma página falsa, com muitas propagandas, o que, segundo a empresa de segurança Kaspersky Lab, é a forma como os criminosos ganham dinheiro com o truque.

Com o objetivo de atingir o maior número de vítimas, a mensagem criada pelos farsantes estimula o compartilhamento da notícia com os contatos do app. Os criminosos usam, ainda, o método de distribuição do conteúdo via sites e notificações nos navegadores, como mostra a imagem abaixo.

“Em alguns casos, quando o golpe é completado, pode até ser oferecido a instalação de um aplicativo com caráter malicioso”, explica a companhia de segurança.

Segundo a assessoria da Kapersky Lab no Brasil, a campanha fraudulenta, que começou a ser disseminada nesta terça-feira (06), às 10h34, continua no ar, bem como a página para qual o endereço da web encaminha. Também segundo a empresa, ainda não há o número exato de pessoas atingidas, visto que não foi identificado qualquer link encurtado.

Outros casos:

No últimos meses, o mensageiro foi utilizado com certa frequência para a aplicação de golpes, que ocorrem sempre de forma semelhante. “Criminosos brasileiros continuam usando o WhatsApp como vetor de ataques por causa de sua popularidade. O uso de um tema como o Dia Internacional das Mulheres demonstra que eles estão sempre adaptando os golpes para temas relevantes e que chamam a atenção das vítimas”, ressalta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kasperksy Lab.

Em dezembro, usaram o nome do Wallmart para ofertar uma suposta promoção que prometia R$ 40 mil em prêmios. Em janeiro, também através do WhatsApp, um phishing prometia desconto de R$ 50 como recompensa por uma suposta pesquisa de satisfação do Burger King. No mesmo mês, foi a vez de usarem uma falsa oferta de emprego da Cacau Show como isca para atraírem vítimas. E, em fevereiro, uma mensagem prometia a amostra grátis de um novo produto do Boticário para quem entrasse no site.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento aos links recebidos. Caso se trate de uma promoção, é fundamental verificar sua veracidade no site oficial da empresa antes de clicar. A Kaspersky Lab recomenda ainda que o usuário não clique em links de e-mails suspeitos, banners em sites ou acesse sites desconhecidos. Além disso, tenha sempre um antivírus para proteger o smartphone ou outros dispositivos, e não autorize notificações em qualquer website, mesmo que a pergunta não seja relacionada a isso.

GRANDES EMPRESAS E PARCEIROS DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO: