domingo, 30 de agosto de 2015

"Isepam se mobiliza contra governo estadual!"

manifestação. Governo quer acabar com curso "normal". (Isaías Fernandes)

manifestação. Governo quer acabar com curso “normal”. (Isaías Fernandes)

                 Servidores e alunos do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), em Campos, realizaram uma mobilização em frente à instituição para protestar contra algumas medidas adotadas pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
                 A coordenadora do Isepam, Simone de Barros Cruz Pereira, explicou que a manifestação é contra a intenção do Governo do Estado de acabar gradativamente com os cursos de Formação de Professores (antigo curso Normal) e o de Formação Geral, que são de nível médio. Eles pedem também a abertura de concurso público para suprir a carência de profissionais e a não redução de vaga pública para o ensino superior. O ato tem o apoio do Sindicato dos Profissionais de Educação da Faetec (Sindipefaetec).

                 Segundo Simone, a alegação da Faetec para extinguir o curso Normal é a de que ele não se faz necessário pelo fato da instituição oferecer o curso de Pedagogia. “A informação é que, já a partir deste ano, não serão mais abertas vagas”, afirmou ela, destacando que a decisão do governo já foi levada ao conhecimento do deputado estadual Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
                 Um pai de aluno da educação infantil do Isepam, que preferiu não se identificar, criou um grupo no aplicativo de celular Whatsapp para informar à população e à imprensa da manifestação. “Entendemos que o estado, ou seja, o país passa por dificuldades financeiras, mas a educação não pode ficar à mercê da vontade dos governantes”.
                  Em contato com a Faetec, no Rio de Janeiro, a assessoria de imprensa informou que “a fundação não vai acabar com nenhum curso nem com nenhuma unidade. A missão é modernizar, ampliar a gama de cursos aproveitando o arranjo produtivo local e reduzir a evasão. Só este ano, já aumentamos em 15% a quantidade de alunos matriculados”, dizia a nota, informando ainda que a                          Faetec pretende realizar concurso público para professor nas unidades de ensino superior.